PRODUTOS

Amortecedores

Os amortecedores são umas das peças mais importantes do carro quando o assunto é a dinâmica de rodagem. Responsáveis pela absorção dos impactos e por fazerem a interseção com as suspensões, eles são itens fundamentais também no conforto a bordo e, principalmente, na segurança se o carro estiver em velocidades elevadas.

O tempo médio da revisão dos amortecedores é de 40 mil quilômetros. Se for a hora de colocar um amortecedor novo, o recomendado é que se troque os pares, não só um único que estiver com defeito, para que a suspensão continue equilibrada nos eixos. Os amortecedores costumam dar um sinal claro de quando estão na hora de se aposentar. Uma maior oscilação da carroceria em linha reta é um deles.

Marcas: Monroe, Cofap e Kayaba.

Pneus

O pneu é um item de fundamental importância na segurança veicular. Ele não só confere maior estabilidade, desempenho e poder de frenagem, mas também contribui diretamente para o conforto e a economia de combustível.

Os sulcos dos pneus indicam o desgaste da borracha e quando os pneus devem ser trocados. Os especialistas também recomendam o rodízio dos pneus dianteiros com os traseiros a cada 10 mil quilômetros para evitar o desgaste desproporcional, já que os da frente costumam perder mais borracha do que os de trás. Passe na Amorteceville e saia com o pneu montado e balanceado.

Marcas: GT Radial, Tornel, Cordiant, Goform, Nexen.

Escapamentos / Catalisadores

Na maioria dos casos, a substituição do escapamento é recomendada quando ele apresenta problemas como trincas ou furos, devido à fadiga do material ou corrosão.

O problema pode ser percebido pelo aumento do nível de ruído ou das vibrações e batidas no fundo do carro (em função da quebra do escapamento). Muitas vezes pode ser necessário substituir apenas uma das peças do escapamento. Se isso não for verificado, em um curto período de tempo estas peças poderão quebrar ou desprender componentes internos, danificando inclusive peças recém-substituídas.

Marcas: Mastra, Tuper.

Freios

O sistema de freio requer atenção especial, por ser um dos pontos fundamentais para manter a segurança do carro. Uma atitude econômica é checar periodicamente o estado das pastilhas de freio, pois seu desgaste excessivo, além de comprometer a dirigibilidade, também causa a necessidade de troca do disco de freio. O fluido de freio deve ser substituído a cada 12 meses ou, em torno de 10.000 km. Passe na Amorteceville e faça uma revisão no sistema de freio quando:

O pedal do freio for até o fundo, mesmo que somente algumas vezes;
O carro ou pedal vibrar ao pisar no pedal de freio;
O carro “puxar” para algum lado quando freia;
Ouvir algum chiado ou ronco quando pisa no freio;
O pedal de freio estiver muito duro.


Marcas: GT Radial, Tornel, Cordiant, Goform, Nexen.

Correia Dentada

A correia dentada é uma das peças mais importantes do motor do carro. Ela atua no motor do veículo, ligando o eixo-comando de válvulas ao virabrequim do motor, sincronizando-os e fazendo com que as válvulas de admissão e de escapamento se abram e fechem no momento exato. Também mantém o sincronismo entre o virabrequim (que transfere a força do motor às rodas) e o comando de válvulas (responsável pela entrada e saída de gases no cilindro).

Se a correia dentada arrebentar, o motor não funciona mais. Em caso de rompimento com o motor em funcionamento, há risco de que peças do motor sejam danificadas. Por isso, você deve acompanhar a quilometragem ideal para a troca e vir até a Amorteceville para verificar o estado da peça. A troca depende do estado da correia durante a revisão, mas não deve ultrapassar 60 mil quilômetros.

Cabos e Velas NGK

Os cabos de ignição têm como função conduzir a corrente elétrica do transformador até as velas de ignição distribuindo a corrente na ordem correta de ignição do motor. Esta corrente é de baixa intensidade, porém a tensão elétrica necessária para gerar a centelha na vela é alta entre 20.000 e 30.000 volts.

Todos os cabos produzidos pela NGK do Brasil são do tipo resistivo. A resistência do cabo de ignição tem a função de reduzir o ruído gerado pelo próprio funcionamento do sistema de ignição evitando assim a interferência em sistemas eletrônicos do veiculo.

Molas Originais

As molas fazem parte do sistema de suspensão do carro, responsável por dar estabilidade ao veículo, mantendo as rodas em contato com o solo. A troca preventiva dos amortecedores acontece lá pelos 40 mil quilômetros e as molas podem ser trocadas a cada 80 mil, ou seja, a cada duas trocas de amortecedores vale uma troca de molas preventivas, mas atenção, pois existem outros indícios da necessidade, como:

• Marcas de elos da mola se batendo;
• Pontos de ferrugem;
• Pintura descascada;
• Veículo muito baixo, ou seja, mais perto do solo;
• Batidas de suspensão ao passar em lombadas, buracos ou valetas;
• Desgaste prematuro dos pneus;
• Coxins e batentes do amortecedor que se danificam prematuramente.

Marcas: Aliperti, Fabrini

Baterias

Bateria é a peça responsável por fornecer corrente elétrica ao veículo com o motor parado, fundamental durante a partida do motor. É recarregada pelo alternador, enquanto o motor do veículo está em funcionamento. Em algumas situações a bateria automotiva já nos da alguns sinais que podem levar a problemas como descarregamentos na hora da partida, são eles:

– Partida muito lenta pela manha (famosa partida pesada) e no resto do dia funciona normalmente;
– Dificuldade de partida após usar por um curto período algum acessório eletrônico como: cd-player, dvd-player, vidros elétricos, ar forçado, luz interna e outros;
– Alta exigência do alternador após as partidas;
– Dificuldade na partida após poucos dias sem funcionar o motor.

Trabalhamos Com As Marcas: Moura, Enerfree, Zetta